Gustavo Martins Ferreira liderou os julgamentos destas raças ovinas durante a Expo Rural 2024, destacando o potencial de crescimento das raças no país
Durante a Expo Rural 2024, realizada de 18 a 28 de julho em Buenos Aires, na Argentina, Gustavo Martins Ferreira, zootecnista e jurado efetivo da Associação Brasileira dos Criadores de Dorper e White Dorper (ABCDorper), esteve à frente dos julgamentos das raças Dorper e White Dorper. A feira, realizada no recinto La Rural, em Palermo, é considerada uma das mais importantes do mundo no setor agropecuário.
Ferreira, que visitou a Argentina pela primeira vez para este evento, foi escolhido para a função após ser o mais votado em uma eleição aberta organizada pela Asociación de Criadores Dorper y White Dorper da Argentina. A exposição contou com a participação de 80 animais das raças.
“Eu sempre tive curiosidade em conhecer a Expo Rural del Palermo, especialmente após meu pai ter voltado impressionado de uma edição anterior”, comentou Ferreira, que, ao contrário do sistema adotado no Brasil com um trio de jurados, foi o único responsável pela avaliação dos animais na feira.
Sobre a qualidade dos animais, Ferreira – que também é jurado efetido da Associação Brasileira de criadores de ovinos (ARCO-Ovinos) – observou que a Argentina está no início do desenvolvimento de seus rebanhos de Dorper e White Dorper. Apesar disso, ele encontrou exemplares que atendem aos padrões exigidos pelas raças.
“Os animais estão em crescimento e ainda necessitam de uma genética aprimorada. Embora eu tenha visto alguns que correspondem ao que temos no Brasil, há um potencial de melhoria significativo”, concluiu o jurado.
Facebook:ABCDorper | Instagram:@abcdorper
Por Natália de Oliveira/Agência Agrovenki
Crédito das fotos: Arquivo pessoal/Gustavo Martins Ferreira
Leia outras notícias no site da ABCDorper