Julgamentos Dorper e White Dorper marcam a 11ª Expocaboclos em Caldeirão Grande do Piauí

Sob a chancela da ABCDorper, julgamentos das raças reuniram 161 exemplares, de 14 expositores diferentes

A 11ª Expocaboclos – tradicional feira de ovinos e caprinos de Caldeirão Grande do Piauí/PI – promoveu recentemente um alto de nível de julgamento das raças Dorper e White Dorper. O evento foi realizado de 10 a 14 de novembro no Parque de Exposição Raimundo Cirilo de Carvalho Sítio Caboclos.

Apesar desta ter sido a 11ª edição da ExpoCaboclos e do Dorper ter estado presente em todos os eventos anteriores, essa foi a primeira vez que os julgamentos foram realizados sob chancela da Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (ARCO) e da Associação Brasileira de Criadores da Raça Dorper e White Dorper (ABCDorper).

De acordo com Ananda Carolinne Araújo de Sousa, coordenadora da Expocaboclos 2021, o evento reuniu 161 exemplares das raças, sendo 141 Dorper e 20 White Dorper. Animais oriundos de 14 expositores diferentes, vindos de quatro estados: Piauí, Bahia, Alagoas e Pernambuco. “Com a chancela da ABCDorper aumentou muito o nível de qualidade dos animais presentes no parque, agradecemos a parceria e esperamos contar com o apoio novamente na próxima edição”, cita Ananda.

Inspetor Técnico da ARCO e Jurado do Quadro da ABCDorper, Giancarlo Antoni esteve no comando dos julgamentos – Foto: Divulgação

Todos os animais foram analisados pelo olhar criterioso do Inspetor Técnico da ARCO e Jurado do Quadro da ABCDorper, Giancarlo Antoni. “Embora tenha sido a primeira exposição das raças, a Expocaboclo apresentou um nível zootécnico dos animais muito bom. Animais de muita qualidade, de nível para participar da Nacional em dezembro”, disse o árbitro sobre o qualidade dos julgamentos.

Sobre a exposição em si, Giancarlo também não poupou elogios. “A cidade de Caldeirão Grande do Piauí está exemplar. Foi uma supresa muito positiva verificar o quanto a cidade investiu na pecuária regional. A ovinocultura aqui cresce a passos largos pelo incentivo da prefeitura, que está junto com a associação de criadores fazendo um trabalho fantástico, oferecendo um parque com estrutura fisica para os animais, tratadores e visitantes. Foi um ambiente saudável, familiar e tranquilo. Eu só tenho que elogiar e agradecer pelo convite julgar aqui. Uma exposição que tende a ser uma das maiores e ovinos e caprinos no país”.

Ao todo, evento reuni 161 exemplares da raça Dorper e White Dorper – Foto: Divulgação

Campeões Dorper e White Dorper da 11ª Expocaboclos

Entre os julgamentos da raça Dorper, a fêmea que conquistou o título de Grande Campeã foi Bosques da Alagorabas FAB, de exposição da Cabanha Três Irmãos, de São Raimundo Nonato/PI. A Reservada Grande Campeã foi Catole Real TE 264, do expositor da Fazenda Catole Real, de Cabrobó/PE.

Já entre os machos da raça Dorper, o Grande Campeão foi Interlagos 3100, de exposição da Cabanha Três Irmãos, de São Raimundo Nonato/PI. Cabanha União Toro 009, de exposição da Cabanha União, de União dos Palmares/AL, foi o Reservado Grande Campeão.

Nos julgamentos das fêmeas White Dorper, a Grande Campeã foi Boa Vontade WD TE 66, de exposição da Cabanha União, de União dos Palmares/AL. A Cabanha União Simone 002 foi a Reservada Grande Campeã.

Finalizando os julgamentos dos animais, o Grande Campeão Macho White Dorper foi Bonfim 877, de Fazenda Catole Real, de Cabroró/PE. Dorper HNC Heineken 235, de exposição do Sítio Conquista, de Ribeira do Pombal/BA foi o Reservado Grande Campeão.

Por fim, o título de melhor expositor e, também, melhor criador Dorper da 11ª Expocaboclos foi José Lucas Mendes de Barros, da Fazenda Catole Real, de Cabrobó/PE. Já na raça White Dorper, o melhor Expositor foi Jaime de Andrade de Cavalcanti Neto, do Sítio Conquista de Ribeira do Pombal/BA, enquanto que o melhor criador foi Djair Lucena de Araújo Neto, da Cabanha União, de União dos Palmares/AL.

Facebook: ABCDorper | Instagram: @abcdorper | Site: www.abcdorper.com.br

Por Natália de Oliveira/Agrovenki
Crédito da fotos: Divulgação/11º Expocaboclos

Leia outras notícias no site da ABCDorper

Share on facebook
Share on google
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp