Exposição Nordestina das Raças Dorper e White Dorper reúne criadores de cinco estados e do Distrito Federal

Ao todo, evento contou com 279 animais inscritos, que apresentaram um bom nível em pista, com destaque para criador paulistano como melhor criador e expositor do evento

O Parque de Exposições de Maceió, no estado de Alagoas, foi palco entre os dias 03 e 08 de novembro da Exposição Nordestina das Raças Dorper e White Dorper. De acordo com o presidente da Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos de Alagoas (Accoal), Fernando Chaves, o evento reuniu criadores de cinco estados brasileiros (Alagoas, Pernambuco, Bahia, Goiás e São Paulo) e do Distrito Federal.

Como resultado, se apresentaram em pista 279 animais, entre a raça Dorper e White Dorper. “Para uma exposição realizada de última hora, tivemos sucesso com relação ao número de participação de animais inscritos e também pelo nível de animais”, avaliou o organizador. “Sabemos que precisamos evoluir bastante na seleção do rebanho, fazendo com que cada vez mais tenhamos animais sem problemas graves afim de termos um sucesso na qualidade de animais produzidos dentro das cabanhas”.

Tanto na raça Dorper quanto na White Dorper, o melhor expositor e criador foi o paulistano Miguel Kalil Yaryd. Afinal, ele levou para casa todos os grandes campeonatos da raça Dorper da Exposição Nordestina. Além, ainda, de conquistar três dos grandes campeonato da raça White Dorper (confira os resultados no final desta reportagem). 

“Não é a primeira vez que participo da Exposição Nordestina e sempre muito bom. O povo do Nordeste é sempre muito receptivo. Como resultado, o evento foi maravilhoso, muito bem organizado. Tanto em julgamento quanto em baias, funcionários e tratamento. O nível dos animais estava bom, bem competitivo”, enfatiza Miguel.

O criador paulistano ainda aproveitou para frisar que a conquista da maioria dos títulos do evento veio para coroar um ano de muito trabalho em prol da ovinocultura. “Isso mostra que o trabalho está muito bem feito, um trabalho sério, visando padrão racial, melhoramento genético e construindo famílias. São muitos anos de trabalho, de estudo e isso nada mais é do que a recompensa de todo o nosso trabalho”.

Já na Raça White Dorper foi a vez de Fernando Chaves subir ao pódio ao conquistar o título de Reservado Grande Campeão com animal Boa Vontade WD 45 e de Reservada Grande Campeã com animal Boa Vontade WD 46. “Animais frutos da nossa seleção rígida, dentro do padrão preconizado da raça e buscando uma carcaça moderna e acima de tudo com bastante funcionalidade”.

Novo criador de ovinos

Mostrando o crescimento da ovinocultura, a Expo Nordestina contou com a presença de um novo criador. Trata-se de Fernando Costa, da FG Lamb, que saiu de Garanhuns, no Estado de Pernambuco, para participar das disputas em Maceió. Ele conta que sua cabanha surgiu em meio à pandemia, como uma forma de se reinventar profissionalmente.

“Eu e o meu sócio Gustavo Xavier, com a diminuição no ritmo da rotina nas das nossas empresas, resolvemos expandir os negócios investindo no meio rural. Ao observar a tendência do mercado crescente para a carne de ovinos, decidimos investir em ovelhas Dorper e iniciamos o projeto visitando cabanhas por todo o Brasil, comprando um pouco aqui, outro pouco ali e hoje já estamos com um rebanho de aproximadamente 160 animais”, explica o novo ovinocultor.

Com relação a Expo Nordestina, Fernando conta que viu o anúncio nas redes sociais e logo entrou em contato com a organização para fazer a sua inscrição. Ao todo, ele inscreveu nove animais, sendo que com oito pontuou e, assim, acabou levando para casa diversos prêmios. Entre eles: 3 Res. Campeão(a); 2 Primeiros Lugares; 2 Segundos Lugares; 2 Terceiros Lugares e 1 Quinto Lugar.

“Tivemos um aproveitamento de 92 % em pista. Entre 14 expositores escrito, levar o 3º lugar na pontuação de Melhor Expositor nos mostrou que mais acertamos do que erramos na aquisição de nossos animais. Achei o evento ótimo. Esperamos ansiosos pelos próximos eventos da ABCDorper”, finaliza.

Confira abaixo os resultados dos grandes campeonatos:

DORPER

Grande Campeã: DDM SONHO TE 327, do expositor e criador Miguel Kalil Yaryd
Reservada Grande Campeã: DDM CELESTE TE 397, do expositor e criador Miguel Kalil Yaryd

Grande Campeã Ovino do Futuro: DDM BABEL TE 502, do expositor e criador Miguel Kalil Yaryd
Reservada Grande Campea Ovino do Futuro: : DDM BIA TE 498, do expositor e criador Miguel Kalil Yaryd

Grande Campeão: DDM PHILIPPINO TE 328, do expositor e criador Miguel Kalil Yaryd
Reservado Grande Campeão: DDM CAPTAIN TE 308, do expositor e criador Miguel Kalil Yaryd

Grande Campeão Ovino do Futuro: DDM SCUDERIA TE 523, do expositor e criador Miguel Kalil Yaryd
Reservado Grande Campeão Ovino do Futuro: DDM BUCKYS TE 501, do expositor e criador Miguel Kalil Yaryd

WHITE DORPER

Grande Campeã: INTERLAGOS AFRODITE TE 3080, do expositor Miguel Kalil Yaryd e criadores Jamer e Jaqueline Marques
Reservada Grande Campeã: BOA VONTADE WD 46, do expositor e criador Fernando Vieira Chaves Filho

Grande Campeã Futuro: BALAIO DE CHEIRO CORONA 109, dos expositores e criadores Geraldo R. de Almeida Jr. e Thiago C. de Almeida
Reservada Grande Campeã Futuro: DDM GRAPE TE 508, do expositor e criador Miguel Kalil Yaryd

Grande Campeão: DDM ICEMAN TE 405, do expositor e criador Miguel Kalil Yaryd
Reservado Grande Campeão: BOA VONTADE WD 45, do expositor e criador Fernando Vieira Chaves FilhoGrande Campeão Futuro: DORPER HNC PITU WD 181, do criador e expositor José Gildo Lima de Barros

Comentários

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
X