Reunião definiu o jurado da Exposição Nacional 2026 e estabeleceu novos critérios de participação a partir de 2027
A diretoria da Associação Brasileira dos Criadores de Dorper e White Dorper (ABCDorper) realizou, na noite de quarta-feira (28/01), uma reunião on-line para tratar de pautas estratégicas relacionadas à condução dos trabalhos da entidade e à organização da Exposição Nacional das raças Dorper e White Dorper. O encontro contou com a participação integral da atual diretoria, além da Secretaria Executiva e da Diretoria Técnica.
Participaram o Presidente Marcos Boechat Lopes de Souza, o 1º Vice-Presidente Pedro Rocha de Abreu Filho, o 2º Vice-Presidente Gabriel Brito Cavalcanti, o 1º Tesoureiro Sebastião Garcia Neto, o 2º Tesoureiro Ricardo Garrido Teixeira, o 1º Secretário Fuad Eid Cunha e o 2º Secretário Augusto Sergio de Oliveira Barbosa. Também participaram a zootecnista Melissa da Fonseca Oliveira, Secretária Executiva, e a zootecnista Regina Célia Margarido Valle, Diretora Técnica da ABCDorper.
O presidente Marcos Boechat Lopes de Souza destacou o engajamento dos membros da diretoria durante a reunião. “Em primeiro lugar, fiquei muito feliz com a participação de todos. A diretoria estava toda presente e trocando ideias, debatendo aquilo para que foram convocados. Muito feliz mesmo”, afirmou.
Definições da Diretoria
Entre os principais assuntos debatidos esteve a definição do jurado da Exposição Nacional das Raças Dorper & White Dorper 2026. Por unanimidade, a diretoria escolheu o sul-africano Dries Wiese para integrar o corpo de jurados do evento, convite que ele já aceitou. Vale lembrar que, por meio de votação entre os associados da ABCDorper, o primeiro nome definido foi o também sul-africano Peet Cilier. O terceiro jurado será indicado pelo Sindicato dos Criadores de Ovinos e Caprinos do Distrito Federal (SINCCO), entidade organizadora da Nacional 2026, prevista para ser realizada no mês de novembro.
Outro ponto importante da pauta foi a definição da quantidade mínima de exposições obrigatórias para que os criadores possam participar da Exposição Nacional. A proposta apresentada pelo Conselho Deliberativo Técnico (CDT) previa o aumento desse número de uma para três exposições. Após debate, a diretoria deliberou que, para a Nacional de 2026, será mantida a exigência mínima de uma exposição, ficando definido que, a partir de 2027, o número mínimo passará a ser de duas exposições.
A reunião reforça o alinhamento da diretoria da ABCDorper na condução das decisões técnicas e administrativas que impactam diretamente os associados e o planejamento dos próximos eventos da entidade.
Facebook: ABCDorper | Instagram: @abcdorper.oficial
Por Natália de Oliveira/Agência Agrovenki
Foto: Divulgação/ABCDorper
Leia outras notícias no site da ABCDorper