Iniciativa reuniu produtores, famílias e profissionais da ovinocultura em dois dias de troca de conhecimento técnico, seleção genética e avaliação de animais
Criadores das raças Dorper e White Dorper do Rio Grande do Sul realizaram, nos dias 31 de janeiro e 1º de fevereiro, um Dia de Campo com foco no desenvolvimento do conhecimento técnico sobre o padrão racial, seleção genética e avaliação de animais para exposições. A iniciativa reuniu cerca de 30 produtores, familiares e profissionais da ovinocultura, fortalecendo a troca de experiências e a qualificação das criações no Estado.
As atividades ocorreram em duas propriedades. No dia 31 de janeiro, o encontro foi realizado na Cabanha João Francisco, dos criadores Evandro e Vinicius Fontoura e família, no município de Sertão (RS). Já no dia 1º de fevereiro, o Dia de Campo teve sequência na Cabanha Helena, do criador Charles André Bulow e família, em Tapejara (RS).
A condução técnica ficou a cargo do médico-veterinário Amim Jabur, membro do Conselho Deliberativo Técnico (CDT) e do Colegiado de Jurados da Associação Brasileira dos Criadores de Dorper e White Dorper (ABCDorper). Segundo ele, o objetivo principal do evento foi “aprofundar o conhecimento dos participantes sobre o padrão racial das raças Dorper e White Dorper, além de abordar critérios de seleção genética e a identificação de animais com potencial para compor um time de pista em exposições”.

Dia de Campo Dorper & White Dorper
No primeiro dia, na Cabanha João Francisco, a programação começou com um bate-papo técnico pela manhã. Amim Jabur apresentou os fundamentos do curso de Padrão Racial, material que já havia sido disponibilizado previamente aos participantes em formato digital. Durante a atividade, foram abordadas todas as etapas da Classificação Sul-Africana, com destaque para os principais aspectos do padrão das raças e esclarecimento de dúvidas. “Depois, partimos para a avaliação dos animais e colocamos em prática tudo o que foi discutido no período da manhã”, explicou o médico-veterinário.

Já no segundo dia, na Cabanha Helena, o foco esteve ainda mais direcionado às classificações e à seleção dos animais. “Trabalhamos a metodologia para elevar a qualidade dos plantéis e identificar aqueles animais com potencial para compor um time de pista, que acabam sendo a vitrine do trabalho dos criadores”, completou.
Para Amim Jabur, o envolvimento dos participantes foi um dos grandes destaques do evento. “O interesse e a participação de todos foram extremamente positivos. Saí de lá com um sentimento de dever cumprido e com uma alegria enorme por poder transmitir conhecimento e contribuir com a evolução das criações das raças no Estado”, finalizou.

A ABCDorper valoriza e incentiva iniciativas como esta, conduzidas por criadores comprometidos com o desenvolvimento das raças, com a difusão do conhecimento técnico e com a correta aplicação dos padrões raciais. Ações colaborativas, pautadas pela responsabilidade técnica e pela busca contínua por qualidade, são fundamentais para o fortalecimento da genética nacional e para a evolução da criação de Dorper e White Dorper no Brasil.
Facebook:ABCDorper | Instagram:@abcdorper
Por Natália de Oliveira/Agência Agrovenki
Crédito das fotos: Divulgação/
Leia outras notícias no site da ABCDorper