Criação paulista do Dorper e White Dorper é tema de live promovida pela ASPACO

Com apresentação do diretor técnico da entidade, o bate-papo virtual contou com a participação da diretora técnica da ABCDorper, bem como de dois criadores paulistas

A Associação Paulista de Criadores de Ovinos (ASPACO) promoveu na noite de terça-feira (04) uma live para falar sobre a criação no Estado de São Paulo das raças Dorper e White Dorper. O bate-papo virtual – apresentado pelo diretor técnico da ASPACO, Hélio de Almeida Ricardo – foi transmitido ao vivo através do perfil oficial da entidade no Facebook.

Para se aprofundar no tema proposto para a live, a ASPACO convidou a diretora técnica da Associação Brasileira de Criadores da Raça Dorper e White Dorper (ABCDorper), Regina Valle, bem como dois criadores paulistas das raças. Foram eles: Márcio Cordeiro, da Kaiowas Agropecuária, de Itapetininga, e Paulo Vianna, da Estância Bacurizinho, situada em Potirendaba.

“Foi como uma palestra, contando minha história e a atividade hoje. Foi proveitosa, estávamos com cerca de 80 espectadores que fizeram suas perguntas ao final. É sempre importante para o setor, sempre há um novo criador assistindo e um pouquinho do que aproveitar de cada “palestrante”, já é muito válido como experiência. Acho interessante explorar cada vez mais essa ferramenta, gratuita, on-line e que qualquer interessado tem facilidade em participar”, cita Márcio.

Paulo também compartilha da mesma opinião do que o parceiro de atividade sobre a live. “Achei bastante interessante e oportuno a iniciativa da ASPACO. Pudemos levar para os criadores a formação, e aptidão do Dorper e White Dorper no Brasil, suas características raciais, adaptabilidade e manejo. Além de depoimentos sobre o mercado dinâmico dessas raças”.

Entre os diversos assuntos abordados na live, o titular da Estância Bacurizinho fala sobre a importância de ter sido falado sobre a Fertilização In Vitro (FIV) em ovinos. “Técnica essa que será amplamente utilizada a partir de agora no Brasil, haja vista suas inquestionáveis vantagens, tanto para os Programa de Corte como para Seleção e aprimoramento genético”, comemora o criador.

ABCDorper em destaque

Em entrevista, a diretora técnica da entidade nacional das raças ressaltou a importância de ver dois criadores, de regiões diferentes do Estado de São Paulo e com manejos distintos em seus rebanhos, falando sobre o sucesso de suas criações. “Muitas pessoas participando, enviando perguntas. Então, foi bastante positivo. Tanto que já está gerando iniciativas para que ocorram outras lives com associações das raças de outros estados também”.

Além disso, Regina Valle ainda teve a oportunidade no bate-papo virtual de apresentar uma visão atual da criação nacional do Dorper e do White Dorper. “Foi muito bacana para dar um panorama das raças no Brasil e também das ações que a ABCDorper tem realizado. Tivemos ainda a oportunidade de falar sobre a expectativa para a realização da Nacional esse ano no Estado de São Paulo”, finaliza a diretora citando a exposição que está prevista para ser realizada na primeira quinzena de dezembro, em São José do Rio Preto.

Facebook: ABCDorper | Instagram: @abcdorper | Site: www.abcdorper.com.br

Por Natália de Oliveira/Agrovenki
Crédito das fotos: Reprodução/ASPACO

Leia outras notícias no site da ABCDorper

Share on facebook
Share on google
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp