Cabanha Kaiowas: há 15 anos, pai e filho são sócios na criação das raças Dorper e White Dorper

De hobby, a ovinocultura virou a base de sustento da família da Cabanha Kaiowas, localizada em Itapetininga/SP, que já reúne diversos títulos nas principais exposições das raças pelo país

Quando Márcio Cordeiro e o seu pai Armando Cordeiro Filho adquiriram os primeiros exemplares da raça Dorper por hobby, nem imaginavam que um dia a ovinocultura se tornaria a base de sustento de toda a família. Isso porque depois de uma sucessão de negócios mal sucedidos, Márcio, que era publicitário, precisou se mudar para a fazenda da família em Itapetininga/SP e, assim, se especializou em gestor de agronegócio e transformou a pequena criação de ovinos que já tinha em algo profissional e lucrativo.

Aliás, vale frisar que se tratava de uma criação pequena mesmo. Eram apenas quatro ovelhas e um reprodutor que Márcio e o seu pai mantinham por hobby. Os animais haviam sido adquiridos em um leilão multi raça em São Paulo, no ano de 2005. Na ocasião, pai e filho já notaram que os reprodutores Dorper eram muito valorizados.

Como resultado, saíram daquele pregão com os cinco animais, ou seja, as quatro ovelhas e um reprodutor. “O Dorper foi paixão à primeira vista, aliado a um mercado que na época mostrava ser muito promissor. Achamos uma raça linda e exótica, diferente de todas as outras. Resolvemos criar”, lembra.

 

Animais da cabanha que fica localizada em Itapetininga/SP

Início da Cabanha Kaiowas

Dessa forma, surgiu a Cabanha Kaiowas. Logo no primeiro ano de criação, Márcio e seu pai realizaram a primeira coleta de embriões e começaram a participar das primeiras pistas. Mas os títulos começaram a vir a partir de 2010, quando conquistaram o prêmio de Cabanha do Ano Aspaco, o ranking paulista do Dorper. “Este título se repetiu nos anos 2011, 2012, 2013, 2014, 2015, 2017 e 2020. No ano de 2014, ainda conquistamos o ranking Nacional ABCDorper”.

Nesta jornada, diversos animais da Cabanha Kaiowas se consagraram campeões em exposições Entre eles, Buria Zumbi 027g, reprodutor que conquistou a dupla tatuagem após inúmeros campeonatos e filhos consagrados. Além disso, Márcio destaca ainda outros exemplares. São eles:

⦁ Kaiowas Pantro 679: Campeão Nacional 2014 e Reservado Campeão Nacional 2015;
⦁ Kaiowas Kronik 1048 : Campeão Nacional 2016 e avô de Kaiowas Poker 1266 (Campeão Nacional do Futuro 2017 e Res. Campeão Nacional 2018);
⦁ Kaiowas Ermac 275 – Campeão Nacional 2012;
⦁ Kaiowas Kumba 364 – Grande Campeã Nacional 2013;
⦁ Kaiowas Domenika 1639 – Res Campeã Nacional do Futuro 2019;
⦁ Kaiowas Superboy 1351 – melhor reprodutor da Nacional 2019, um dos grandes orgulhos de nossa criação;

“Hoje a ovinocultura é a base familiar, todos vivemos do Dorper e vivenciamos a atividade diariamente, participando ativamente de todas as etapas de criação, do planejamento da cobertura, ao nascimento, até a entrega de um animal vendido. Meu pai sempre foi sócio, um apoiador, motivador”, frisa Márcio Cordeiro.

Foco no melhoramento genético é prioridade na Cabanha Kaiowas

A busca constante por aprimoramento

Visando sempre produzir animais com as características fenotípicas no que diz respeito a homogeneidade e padronização do Dorper e do White Dorper, Márcio fez visitas importantes à África do Sul. Através do contato com renomados criatórios do país e até a participação em alguns eventos, ele adquiriu o conhecimento necessário para o desenvolvimento de sua criação, principalmente no sentido do aprimoramento de manejo.

“Minha paixão sempre foi o estudo de genéticas, programar acasalamentos e exposições. Então, focamos no melhoramento genético”, acrescenta o ovinocultor. Para o futuro, a meta da Cabanha Kaiowas é seguir figurando entre as mais renomadas do país. E, ainda, o ovinocultor deixa um recado aos demais companheiros de ofício. “A busca incessante pela regularidade dos campeonatos nacionais é consequência de uma criação que alcançou padronização”, finaliza.

Facebook: ABCDorper | Instagram: @abcdorper

Por Natália de Oliveira/Agrovenki
Crédito da foto em destaque: Divulgação/Cabanha Kaiowas

Leia outras notícias no site da ABCDorper

Comentários

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
X