MAPA aprovou a nova redação do documento elaborada pela ARCO; confira as principais alterações
A ABDDorper alerta os ovinocultores sobre as modificações no regulamento do Serviço de Registro Genealógico de Ovinos (SRGO). Sobretudo, porque o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) aprovou a nova redação do documento elaborada pela Associação Brasileira dos Criadores de Ovinos (ARCO).
Dessa forma, a aprovação das modificações ocorreu em 1º de setembro e veio através do ofício 4/2020 da Secretaria de Defesa Agropecuária – Departamento de Saúde Animal – Divisão de Registro Genealógico Animal, referente ao Processo SEI – 2104.007167/2020-37.
Entre as principais alterações, está a participação, como novo membro, do coordenador do Colégio de Jurados no Conselho Deliberativo Técnico. Além disso, uma outra alteração trata da permissão do MAPA para a suspensão dos códigos 16 e 18 – relacionados a comprovação de parentesco – para os animais que receberam os respectivos códigos entre 1º de janeiro de 2020 até 31 de dezembro de 2020.
Já em relação a suspensão dos códigos a Superintendência do SRGO da ARCO afirma ser uma importante conquista em função da pouca oferta de laboratórios credenciados a realizar os exames de comprovação de parentesco (DNA).
“A necessidade de credenciamento de laboratórios que realizam os testes de DNA e atendam efetivamente os criadores de ovinos é uma demanda levada com frequência pela ABCDorper as reuniões do Conselho Deliberativo Técnico (CDT) da Arco , atualmente apenas um laboratório atende os criadores de ovinos. A suspensão temporária dos códigos 16 e 18 demonstra que o MAPA entende as dificuldades dos criadores na obtenção dos resultados dos testes. Espero que para 2021 estes problemas com laboratórios estejam minimizados”, enfatiza Regina Valle, Diretora Técnica e membro do CDT – ARCO.
Por fim, outras alterações sugeridas também foram acatadas. Contudo, para conferir, na íntegra, a nova redação do Regulamento do SRGO.